terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A história da McDonald’s


Eu achei muito interessante :







A história começou em 1954, quando o representante comercial Ray Kroc conheceu o restaurante dos irmãos Dick e Maurice McDonald, administrado com notável eficiência. Dono de um raro espírito empreendedor, Kroc juntou suas economias e propôs aos irmãos McDonald a franquia do nome da família para a abertura de um outro restaurante, que funcionasse nos mesmos moldes. Negócio fechado, em abril de 1954 o ex-representante comercial inaugurou seu primeiro restaurante em Des Plaines, no Estado de Illinois.
A idéia era servir hambúrgueres de qualidade, com serviço rápido e cortês, em um ambiente totalmente limpo – conceitos até hoje ligados à marca. Começava naquele momento uma revolução na indústria e na história da alimentação mundiais. Um ano depois, Ray Kroc já tinha montado uma cadeia com mais de 20 restaurantes espalhados pelo território norte-americano.
Em 1958 completava a venda de mais de 100 milhões de hambúrgueres: o porte do negócio começava a ganhar expressão. No início dos anos 60, Kroc desembolsou US$ 2,7 milhões e comprou a parte dos irmãos McDonald no negócio. Em 1967, com quase mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, o McDonald’s iniciava sua escalada internacional, abrindo uma loja no Canadá e outra em Porto Rico.
O primeiro McDonald’s brasileiro e da América do Sul foi inaugurado em fevereiro de 1979, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, os arcos dourados chegaram a São Paulo, com a abertura de um restaurante na Avenida Paulista. O sucesso foi tão grande em São Paulo que, já em 1984, foi lançado na cidade o sistema Drive-Thru, na Avenida Juscelino Kubistcheck. No ano seguinte foi aberto o maior McDonald’s da América Latina, na Avenida Henrique Schaumann, Zona Oeste da capital.
Em 1985 o McDonald’s Brasil também alcançou seu primeiro recorde mundial: a marca de 58.185 sanduíches vendidos em uma única loja, registrada durante o Rock in Rio. Em 1987 a rede abriu sua primeira franquia brasileira, em Brasília (DF). Com o apoio dos franqueados, o McDonald’s conquistou rapidamente o coração e o paladar dos brasileiros. Em seu aniversário de 10 anos, em 1989, já contava 40 restaurantes, espalhados pelas 6 maiores capitais do país – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador –, que serviram a 72 milhões de clientes naquele ano.
O sanduíche símbolo da rede foi criado em 1967 por Jim Delligatti, um franqueado do McDonald’s da cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, que se inspirou em um sanduíche de um concorrente chamado Big Boy. A partir de uma receita própria, ele tinha como objetivo atrair consumidores adultos, surgiu o sanduíche mais famoso do mundo: dois hambúrgueres entre três fatias de pão e duas rodelas de picles, vendido à US$ 0,45. O sucesso do novo sanduíche foi tanto, que um ano depois o Big Mac passou a fazer parte do cardápio nacional da rede. O McDonald’s vende mais de 1.5 bilhões de Big Mac a cada ano. Depois dos americanos, são os japoneses os maiores fãs do hambúrguer duplo. O Big Mac é o único item que pertence ao cardápio de toda a rede, possuindo o mesmo nome em todos os países. O sanduíche possui 490 calorias, 25 gramas de gordura, 23 gramas de proteínas, 45 gramas de carboidratos e, em média, 178 grãos de gergelim. O famoso Jingle do Big Mac foi ao ar em 1974 e tornou-se uma das músicas mais cantadas em todo o mundo. A versão do jingle em português, introduzida em 1983 no Brasil, é: Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. É o Big Mac!
Fonte: McDonald’s Brasil

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